27 de setembro de 2009

Percalços e Buscador

A 3ª edição das nossas entrevistas vai ao ar amanhã sem falta. Uma longa semana cansativa, e a criação de novas perguntas fizeram esta demora acontecer. Mas amanhã entra no ar a 3ª edição, na quarta feira a 4ª, e na sexta uma entrevista debate. Queria pedir para que divulguem o nosso blog ou mesmo indiquem blogs nos comentários, para eu poder expandir e aumentar o número de entrevistas.

Visitando muitos blogs a procura da entrevistada da vez, encontrei em alguns deles o seguinte buscador:


 É um site de buscas, destes que facilitam nossas vidas e que permite encontrar sites que até Deus dúvida. Com base de buscas Google™, o mundialmente acessado, e campeão de buscas, ele tem a mesma eficácia com um fator positvo. A cada cinquenta mil buscas ele planta uma árvore. Possuí as mesmas ferramentas, acesso a gmail, orkut e tudo mais, é um google ecológico.

Ou seja você não perde nada, apenas ganha ajudando o planeta, por isso mude já para Eco 4 Planet

19 de setembro de 2009

Entrevista - 2ª Edição

A entrevistada desta segunda edição é Érica Ferro, que mantêm o blog Sacudindo Palavras desde o dia 27/04/2008, o blog que contêm contos e poesias se destaca pela sua qualidade, por este motivo estamos acostumados ver seu nome figurar várias vezes entre os premiados de projetos como Blorkutando, Post It e Bee Writer. Sua dona, Érica tem um talento a textos com grande carga sentimental, um ótimo senso de realidade mesclado com histórias tristes que mostram uma mescla de sentimentos tão comum ao ser humano. Além do Sacudindo Palavras ela escreve para mais dois blogs, mas isto é assunto para outro post. Segue a entrevista:

1- De onde surgiu a idéia de criar um blog.
E: Bem, criei meu blog em um dia qualquer, com certeza um bem tedioso. Não sabia o que era um blog, pra que servia realmente, mas fiz. Fui descobrindo aos poucos. No começo, postava letras de músicas e essas coisas que vêm de repente. Depois as letras me escolheram, e eu me rendi aos charmes delas. Descobri o gosto pela escrita. O blog foi feito de uma maneira meio sem pra quê, mas agora eu sei que tinha todo um pra quê e um por quê. Tinha que me encontrar, me achar no mundo das palavras.

2- Como foi à escolha do nome?
E: Não tinha nome no começo, mas, ao amadurecer como blogueira, escolhi "Sacudindo Palavras". Sacudir palavras, bom, essa expressão conheci num livro emocionante chamado "A menina que roubava livros". Quer dizer justamente o poder que nós temos quando usamos com perfeição e destreza as nossas palavras. Por isso tento, a cada dia mais, "sacudir" melhor minhas palavras.

3- Qual assunto você mais gosta de escrever?
E: Bom, assunto preferido não tenho. Mas, na maioria das vezes, escrevo sobre os meus sentimentos, o que se passa comigo. Mas, claro, tem aqueles dias de inspiração vinda não-sei-de-onde, que escrevo contos trágicos, tristes e que, muitas vezes, não condiz com o meu estado de espírito. Digamos que eu sou um instrumento nas mãos das palavras. Elas me usam, me escolhem e eu simplesmente eternizo-as publicando em meu blog

4- Qual post você teve mais dificuldade para escrever?
E: Hummm... Dificuldade? Digamos que os temas que me seja proposto são mais difíceis de escrever, mas, mesmo assim, me desafio a tentar cumprir com a tarefa que me foi imposta. Adoro participar de concursos "bloguísticos".

5- Qual o seu post que você mais gosta?
E: Por incrível que pareça, gosto de todos. Porque em todos busco me derramar, traduzir o que sinto e penso naquele momento. Portanto, todos são motivos de prazer, satisfação e sensação de orgulho, aquele bom, quando se faz algo com maestria ou pelo menos se sabe que a intenção era essa.

6- Qual o post que ficou mais popular em seu blog?
E: A postagem que recebeu mais comentários foi uma chamada "Sobre flechas mortais e mágicas" -. As flechas, neste caso, são as palavras. Na postagem, discorro sobre a minha visão sobre o poder das palavras.

7- E o tipo de texto que prefere: dissertação, narração ou descrição, contos, crônicas, etc.?
E: Não é bem uma questão de preferência, é inspiração, criatividade do momento. Mas, geralmente, o que mais se encontra em meu blog são poemas, poesias, contos e outros devaneios que não sei nem adjetivar.

8- Autor de livros e obra admirável em sua opinião?
E: É realmente difícil e eu não posso citar apenas uma obra e um autor. Acho que cada autor ao escrever um livro derrama sua alma e sua criatividade nele, quer nos passar uma mensagem, nos ensinar uma lição. Cada livro que leio fica guardado na minha alma, os personagens, a história, tudo o que eu senti ao ler não sai de mim, fica lá, guardadinho, de quando em quando me visitam as lembranças e o aprendizado que tive com aquele livro. Portanto, escolher uma obra ou um autor seria menosprezá-los ou sobrepor um ao outro e, sinceramente, não quero isso.

9- A pior gafe no mundo dos blogs?
E: A pior gafe do mundo, não só dos blogs, é falar do que não se sabe, e, mais ainda, falar mal.

10- Pessoa o qual admira? Um ídolo assim dizendo. Por quê?
E: Humm... Admiro toda aquela pessoa forte, que é destemida, luta pelo o que quer não se deixa vencer pelo cansaço e por todo o ar desesperançado que a humanidade respira e quer que ela respire também. Admiro quem consiga ser corajoso confiante e feliz em meio a essa loucura e desafiadora, que é a vida. Admiro os seres humanos de bom coração, com sonhos inabaláveis e sonhos que englobem o mundo, o próximo, e não só a ele. E sonhadores (as), homens e mulheres admiráveis existem na história do mundo. Basta pesquisar, conhecer e se deixar contagiar pela fé e coragem dessas pessoas.

11- Porque é tão difícil para os jovens escrever sobre temas sérios?
E: Porque temas sérios são complexos, o que torna tudo mais difícil.

12- Você está sempre informada da situação atual do nosso país?
E: Confesso que não. Não assisto a telejornais com frequência, não leio jornais, mas não preciso muito disso pra perceber decadência em que se encontra o mundo. Basta olhar para os lados, para o que está a nossa volta. Pessoas corruptas e egoístas, natureza destruída pela falta de cuidado ou ambição do próprio homem, pessoas morrendo de fome, sem teto e comida, crianças fora da escola, pedindo esmolas e trabalhando, quando deveriam estar estudando e aproveitando a fase da infância e tantos outros fatores que me entristecem e me revoltam.

13- Cotas raciais, sociais ou a extinção do sistema de cotas?
E: Bom, sempre questionei sobre isso. Tenho a seguinte visão: os governantes criaram esse sistema de costas mais para "tapar" um buraco, uma lacuna, como se fosse um modo de se desculpar por todos os anos de preconceitos e discriminações que vários membros da sociedade sofrem. É aquela falsa sobreposição, sabe? E, sinceramente, não é assim que isso se resolve. Até porque brancos, negros e deficientes têm a mesma capacidade e chance de entrar em uma universidade, basta que se proponha a isso com corpo e alma. Ou seja, o sistema de costas, de uma forma ou de outra, diminuí os negros os deficientes, os intitulam menos capazes. O que nunca virá a ser assim. Porque, pelo o que eu sei o cérebro e a capacidade lógica, dos brancos/negros/deficientes físicos são as mesmas.

14- No seu ponto de vista qual o principal erro dos nossos governantes?
E: Admito que deva ser difícil governar, mas, quando nos propomos a isso, é de se esperar empenho e dedicação, de honestidade com as promessas que foram feitas. O que eu vejo é muitos governantes corruptos, enchendo os bolsos e fechando os olhos para a realidade cruel e dura da sociedade. Não dando a devida importância para os problemas que assolam a todos e muito menos buscando soluções para isso.

15- Que profissão você gostaria de seguir?
E: Pergunta difícil e, confesso, que sem uma resposta definida. As opções são: jornalista, professora de educação física, historiadora e tantas outras opções que me encantam. Mas está quase decidido que quero jornalismo, quase...

16- Existe uma música que mais te inspire a viver, a escrever?
E: Humm... Não tenho uma em especial. Cada momento meu pede um tipo de música. Quando estou triste, bem triste, gosto de músicas lentas e tristes, para ficar mais triste (eu sou estranha assim mesmo). Quando estou alegre, gosto de músicas que me deixem mais alegre ainda. E assim por diante....

17- Indique o melhor filme que você já viu. O filme que acompanha sua vida.
E: Uma coisa que eu não conheço direito é filmes. Não sei, não assisto muito a filmes. Confesso que já pensei em dedicar mais tempo a isso. Há filmes excelentes, mas só sei da excelência deles pela fama e pelo o que me contam. Porém filmes de superação me encantam e me enchem de esperança e força para viver mais destemidamente.

18- Uma frase
E: Agora você me "pegou". Difícil essa questão. São tantas. Trechos dos escritos da Clarice Lispector me encantam me emocionam e me revelam. Ah, não sei falar só de uma... Mas há uma que eu lembrei agora: "É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas" Antonie de Saint-Exupéry, Linda frase, não? E é bem verdade, pois não há como reconhecer e valorizar as coisas boas se não nos deparamos com o que é mau.

Rapidinhas:


Fé: Coisa indispensável à vida.
Razão: É necessário ter um pouco para não se deixar levar nas asas da loucura e cair precipício a baixo.
Amor: O que move os corações puros e as almas limpas.
Viver: Inevitavelmente a nossa tarefa. Portanto, a cumpramos com esmero e maestria.
Sonho: Ser mais plena e destemida para concretizar os outros sonhos.
Paz: Coisa leve e doce, o que as almas atormentadas e precisam.
Impunidade: Deveria ser banida de nossas vidas e dos dicionários. Da justiça eu não abro mão!
Violência: Coisa de pessoas pequenas e desencontradas. Coisa triste de se ver. Coisa de que não gostaria de ver.
Medo: De me perder entre os meus medos ou perder os que amo e necessito para ser feliz e forte.
Blog: Lugar que me sinto livre e solta para me derramar, falar do que arde ou acalenta meu peito. 

Entrevista realizada 16/09/2009, até a próxima edição, quem sabe você não é a próxima entrevistada!


15 de setembro de 2009

Vote Terra


Divulgo hoje a campanha "Vote Earth", a hora do planeta. A Hora do Planeta é um movimento anti-aquecimento global da ONG WWF para mobilizar a sociedade em torno da luta contra o aquecimento global, realizada desde 2007. Em um período de 60 minutos (correspondente a 1 hora) do último sábado de março de cada ano, governos, empresas e a população de todo o mundo foram convidados a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global.

Durante o ano após o sábado do manifesto fica disponível na internet um site, o qual você pode aderir ao movimento preenchedo uma ficha, curta e rápida onde põe nome, email, código postal (principalmente), e o porque que você vota terra, pode ser em português mesmo. Quanto mais gente adere, mais força o movimento ganha, e mais chances de funcionar cada vez mais a favor do nosso planeta. No nosso incrível Brasil não encontrei uma assinatura, se você procurar vai encontrar quatro que eu mesma fiz, pertencentes a minha família.

Participem, não custa nada procurar o cep da sua cidade, é tão simplesd e tão fácil. E claro no dia em que o mundo apagar as luzes apague também.

13 de setembro de 2009

Entrevista - 1ª Edição

A entrevistada desta primeira edição é Lina, do blog  "As Melodias de Lina".
O blog  está no ar desde do dia 12/07/2007, é composto por contos, crônicas e dissertações a cerca de diversos assuntos, o blog já foi premiado inúmeras vezes em projetos como Blorkutando, Post It. Lina tem 18 anos e uma mente inquieta que produz excelentes textos, uma mente ávida por mudança e novidades.Segue a entrevista:

1- De onde surgiu a idéia de criar um blog.
L: Desde pequena, sempre tive necessidade de dizer algo. Um pensamento, um desabafo. Não fazia o tipo de que guardava sentimentos - era como se eu precisasse colocar tudo para fora. Primeiro foram os diários: inúmeros. Depois decidi expor tais pensamentos de uma forma mais abrangente - aí criei o blog. A princípio, ninguém visitava. Só um ou dois amigos e meu namorado.

2- Como foi à escolha do nome?
L: O blog já teve outros nomes, mas eu realmente não me lembro. O último, "As insanas melodias da Lina", foi escolhido a dedo. Para mim, os pensamentos são como ondas em expansão, sempre. E a música é feita de ondas. Como a música representa grande parte da minha vida (por genética, por afeição, por histórico), meus pensamentos são como melodias: ora lentos, ora rápidos. Ora agudos ou graves. Em stacatto, pausas ou em prolongadas fermatas. O lado insano ficou por conta da confusão que é a minha cabeça. Mas tirei o "insanas" do título há pouco tempo, porque por mais absurda que seja a minha cabeça, ela é o meu ponto de vista. E, para mim, é normal.

3- Qual assunto você mais gosta de escrever?
L: Não vai dar para fugir do clichê, porque eu gosto de escrever sobre tudo. Gosto de dissertar temas polêmicos e atuais, gosto de fazer narrativas, gosto de falar diretamente com quem lê.

4- Qual post você teve mais dificuldade para escrever?
L: Um, em específico, não saberei responder. Mas os posts que falam sobre mim e a minha situação emocional ultimamente têm sido os mais difíceis.

5- Qual o seu post que você mais gosta?
L: Eu sou de momentos. Se a pergunta fosse ontem, seria um post. Hoje, é um chamado "Pequenas Coisas". Amanhã, não sei.

6- Qual o post que ficou mais popular em seu blog?
L: Foi o que teve mais comentários: trinta e nove. Chama-se "As telas de nossas vidas - O futuro."

7- E o tipo de texto, dissertação, narração ou descrição?
L: Na escola, eu preferia dissertação. No blog, gosto de todos com a mesma intensidade.

8- A pior gafe no mundo dos blogs?
L: Pergunta difícil. Acho que a ortografia incorreta entra na lista de gafes. Afinal, no próprio campo de postagem tem a opção "correção automática". Além disso, reler o texto antes de publicá-lo não leva muito tempo. Eu erro, também. Mas nessas horas costumo colocar bastante atenção nas linhas. Além da ortografia, os textos sem conteúdo, os plágios, a educação.

9- Porque é tão difícil para os jovens escrever sobre temas sérios?
L: Acho que pela falta de conhecimento de mundo. Os jovens são tão antenados para certos assuntos e, ao mesmo tempo, ignorantes para outros. Quando estão fora de sua zona de conforto, ou seja, tentam falar sobre temas até então desconhecidos, encontram  dificuldade.
Para melhorar isso, receito muita leitura diversificada e meia hora por dia, no mínimo, para ler um jornal, uma revista séria ou assistir um noticiário.

10- Você está sempre informada da situação atual do nosso país?
L: Sim. Acho, pelo menos.

11- No seu ponto de vista qual o principal erro dos nossos governantes?
L: Com clareza absoluta, não posso responder. Os povos de todos os lugares do mundo são sempre muito bons para reclamar dos governantes, mas não estão lá para ver. Há até futuros políticos que têm tudo para dar certo, que pretendem levar seus ideais consigo, mas, ao chegar lá, as regras mudam e eles acabam se corrompendo. Portanto, acho que o principal erro é a falta de caráter, a falta de humanidade.

12-  E qual o principal erro que nos brasileiros cometemos?
L: A falta de consciência política.

13- Que profissão você gostaria de seguir?
L: Medicina.

14- Qual crime você considera pior?
L: Todos são horríveis e injustificáveis. Já disse que sou de momentos, então, hoje, é o assassinato. É algo que me deixa indignada, fragilizada e com raiva ao mesmo tempo. É desumano. É injusto.

15- Existe uma música que mais te inspire a viver, a escrever?
L: Não. Uma só, não.  Para escrever, prefiro clássicas ou lentas.  Para trabalhar, coloco meu MP4 no volume máximo ao som de Gogol Bordello. Não há mau humor que dure.  Para a academia, as agitadas. Para dormir, as preferidas. De preferência as que me trazem alguma lembrança boa e um sorriso para o travesseiro.

16- Indique o melhor filme que você já viu. O filme que acompanha sua vida.
L: Patch Adams. Tem muito do que eu quero ser naquele filme.  Se fosse amanhã, eu diria Moulin Rouge. :D

17- Uma frase?
L: "Morrer dormir... dormir, talvez sonhar." - Hamlet.


Rapidinhas:
-   Na vida.
- Razão  Gostaria de ter mais.
- Amor  Eu acredito.
- Viver  Para mim, é tudo.
- Sonho  Felicidade.
- Paz  Me lembra a cor branca. Pensando melhor, desejo do mundo.
- Impunidade  É injusta. Ponto.
- Violência  Injustificável.
- Medo  Da morte.
- Blog  É a minha liberdade de expressão.


Gostaria de agradecer a Lina por ter nos dado um espaço no seu tempo e respondeu a entrevista. Gostaria de pedir que divulguem o nosso blog, este é só o começo e fiquem atentas ainda está semana teremos a segunda edição da entrevista Cosmopolita. Entrevista realizada dia 12/09/2009.

5 de setembro de 2009

Entrevistas Semanais

O Cosmopolitan entra oficialmente no ar na domingo dia  13 de setembro, A idéia central do blog é entrevistas blogueiras, e blogueiros de todos os tipos que escrevem de todos os assuntos. Começaremos com uma entrevista por semana mesclando com artigos de temas importantes escritos por mim e por colaboradores informais.

O que eu achar interessante e que valha a pena ler postarei, as blogueiras responderão a perguntas de diversos assuntos, englobarão o mundo dos seus blogs, o nosso mundo, a nossa realidade.

Quem quiser enviar perguntas que gostaria de ve aqui, envie para meu email que está ali ao lado, e se quiser participar torça para ser um dos selecionados, aos poucos vou adicionando blogs a minha lista de seleção. Até segunda com nossa primeira entrevista.