13 de setembro de 2009

Entrevista - 1ª Edição

A entrevistada desta primeira edição é Lina, do blog  "As Melodias de Lina".
O blog  está no ar desde do dia 12/07/2007, é composto por contos, crônicas e dissertações a cerca de diversos assuntos, o blog já foi premiado inúmeras vezes em projetos como Blorkutando, Post It. Lina tem 18 anos e uma mente inquieta que produz excelentes textos, uma mente ávida por mudança e novidades.Segue a entrevista:

1- De onde surgiu a idéia de criar um blog.
L: Desde pequena, sempre tive necessidade de dizer algo. Um pensamento, um desabafo. Não fazia o tipo de que guardava sentimentos - era como se eu precisasse colocar tudo para fora. Primeiro foram os diários: inúmeros. Depois decidi expor tais pensamentos de uma forma mais abrangente - aí criei o blog. A princípio, ninguém visitava. Só um ou dois amigos e meu namorado.

2- Como foi à escolha do nome?
L: O blog já teve outros nomes, mas eu realmente não me lembro. O último, "As insanas melodias da Lina", foi escolhido a dedo. Para mim, os pensamentos são como ondas em expansão, sempre. E a música é feita de ondas. Como a música representa grande parte da minha vida (por genética, por afeição, por histórico), meus pensamentos são como melodias: ora lentos, ora rápidos. Ora agudos ou graves. Em stacatto, pausas ou em prolongadas fermatas. O lado insano ficou por conta da confusão que é a minha cabeça. Mas tirei o "insanas" do título há pouco tempo, porque por mais absurda que seja a minha cabeça, ela é o meu ponto de vista. E, para mim, é normal.

3- Qual assunto você mais gosta de escrever?
L: Não vai dar para fugir do clichê, porque eu gosto de escrever sobre tudo. Gosto de dissertar temas polêmicos e atuais, gosto de fazer narrativas, gosto de falar diretamente com quem lê.

4- Qual post você teve mais dificuldade para escrever?
L: Um, em específico, não saberei responder. Mas os posts que falam sobre mim e a minha situação emocional ultimamente têm sido os mais difíceis.

5- Qual o seu post que você mais gosta?
L: Eu sou de momentos. Se a pergunta fosse ontem, seria um post. Hoje, é um chamado "Pequenas Coisas". Amanhã, não sei.

6- Qual o post que ficou mais popular em seu blog?
L: Foi o que teve mais comentários: trinta e nove. Chama-se "As telas de nossas vidas - O futuro."

7- E o tipo de texto, dissertação, narração ou descrição?
L: Na escola, eu preferia dissertação. No blog, gosto de todos com a mesma intensidade.

8- A pior gafe no mundo dos blogs?
L: Pergunta difícil. Acho que a ortografia incorreta entra na lista de gafes. Afinal, no próprio campo de postagem tem a opção "correção automática". Além disso, reler o texto antes de publicá-lo não leva muito tempo. Eu erro, também. Mas nessas horas costumo colocar bastante atenção nas linhas. Além da ortografia, os textos sem conteúdo, os plágios, a educação.

9- Porque é tão difícil para os jovens escrever sobre temas sérios?
L: Acho que pela falta de conhecimento de mundo. Os jovens são tão antenados para certos assuntos e, ao mesmo tempo, ignorantes para outros. Quando estão fora de sua zona de conforto, ou seja, tentam falar sobre temas até então desconhecidos, encontram  dificuldade.
Para melhorar isso, receito muita leitura diversificada e meia hora por dia, no mínimo, para ler um jornal, uma revista séria ou assistir um noticiário.

10- Você está sempre informada da situação atual do nosso país?
L: Sim. Acho, pelo menos.

11- No seu ponto de vista qual o principal erro dos nossos governantes?
L: Com clareza absoluta, não posso responder. Os povos de todos os lugares do mundo são sempre muito bons para reclamar dos governantes, mas não estão lá para ver. Há até futuros políticos que têm tudo para dar certo, que pretendem levar seus ideais consigo, mas, ao chegar lá, as regras mudam e eles acabam se corrompendo. Portanto, acho que o principal erro é a falta de caráter, a falta de humanidade.

12-  E qual o principal erro que nos brasileiros cometemos?
L: A falta de consciência política.

13- Que profissão você gostaria de seguir?
L: Medicina.

14- Qual crime você considera pior?
L: Todos são horríveis e injustificáveis. Já disse que sou de momentos, então, hoje, é o assassinato. É algo que me deixa indignada, fragilizada e com raiva ao mesmo tempo. É desumano. É injusto.

15- Existe uma música que mais te inspire a viver, a escrever?
L: Não. Uma só, não.  Para escrever, prefiro clássicas ou lentas.  Para trabalhar, coloco meu MP4 no volume máximo ao som de Gogol Bordello. Não há mau humor que dure.  Para a academia, as agitadas. Para dormir, as preferidas. De preferência as que me trazem alguma lembrança boa e um sorriso para o travesseiro.

16- Indique o melhor filme que você já viu. O filme que acompanha sua vida.
L: Patch Adams. Tem muito do que eu quero ser naquele filme.  Se fosse amanhã, eu diria Moulin Rouge. :D

17- Uma frase?
L: "Morrer dormir... dormir, talvez sonhar." - Hamlet.


Rapidinhas:
-   Na vida.
- Razão  Gostaria de ter mais.
- Amor  Eu acredito.
- Viver  Para mim, é tudo.
- Sonho  Felicidade.
- Paz  Me lembra a cor branca. Pensando melhor, desejo do mundo.
- Impunidade  É injusta. Ponto.
- Violência  Injustificável.
- Medo  Da morte.
- Blog  É a minha liberdade de expressão.


Gostaria de agradecer a Lina por ter nos dado um espaço no seu tempo e respondeu a entrevista. Gostaria de pedir que divulguem o nosso blog, este é só o começo e fiquem atentas ainda está semana teremos a segunda edição da entrevista Cosmopolita. Entrevista realizada dia 12/09/2009.

8 comentários:

Lina :) disse...

*-*

Li... disse...

Adorei o post, adoro o blog da Lina. Vou ficar de olho e começar a seguir, para quem sabe conhecer mais de blogs interessantes.

Anônimo disse...

Gostei, boas perguntas e ótimas respostas.
"a cerca", no sentido "a respeito de, sobre", não separa-se o "a" de "cerca".

Boa semana.

Ana Carolina disse...

Gostei da entrevita!
e adoro o blog.

como eu faço para participar? para onde eu tenho que mandar? como funciona?

Dá. disse...

BELA ENTREVISTA!
Sobre os assuntos sérios , eu posto no blog muitos assuntos do tipo , e a maior prova de que esse assunto é dado como chato' pra maioria dos jovens , se reflete no numero de coments' , 1 á 6 no maximo .
Quem sabe um dia isso mude , mais até lá vou continua postando assuntos sérios!
:*

Elisa Mucida disse...

Adoorei o projeto, adoreei essa entrevista, ficou muuito bacana. AAH, vi o nome do blog la Açúcar com Canela, mas mudou ta? É 'Chá e Biscoitos' e o endereço é http:\\chaaebiscoitos.blogspot.com

Beeijos

Polly disse...

Não conhecia o blog da Lina!
A entrevista ficou ótima! Adorei as perguntas e as respostas!


(www.pollyok2.zip.net)

Gabriela P. disse...

Adorei a entrevista, muito legal a iniciativa de vocês, parabéns. Assim podemos conhecer mais blogs!