19 de setembro de 2009

Entrevista - 2ª Edição

A entrevistada desta segunda edição é Érica Ferro, que mantêm o blog Sacudindo Palavras desde o dia 27/04/2008, o blog que contêm contos e poesias se destaca pela sua qualidade, por este motivo estamos acostumados ver seu nome figurar várias vezes entre os premiados de projetos como Blorkutando, Post It e Bee Writer. Sua dona, Érica tem um talento a textos com grande carga sentimental, um ótimo senso de realidade mesclado com histórias tristes que mostram uma mescla de sentimentos tão comum ao ser humano. Além do Sacudindo Palavras ela escreve para mais dois blogs, mas isto é assunto para outro post. Segue a entrevista:

1- De onde surgiu a idéia de criar um blog.
E: Bem, criei meu blog em um dia qualquer, com certeza um bem tedioso. Não sabia o que era um blog, pra que servia realmente, mas fiz. Fui descobrindo aos poucos. No começo, postava letras de músicas e essas coisas que vêm de repente. Depois as letras me escolheram, e eu me rendi aos charmes delas. Descobri o gosto pela escrita. O blog foi feito de uma maneira meio sem pra quê, mas agora eu sei que tinha todo um pra quê e um por quê. Tinha que me encontrar, me achar no mundo das palavras.

2- Como foi à escolha do nome?
E: Não tinha nome no começo, mas, ao amadurecer como blogueira, escolhi "Sacudindo Palavras". Sacudir palavras, bom, essa expressão conheci num livro emocionante chamado "A menina que roubava livros". Quer dizer justamente o poder que nós temos quando usamos com perfeição e destreza as nossas palavras. Por isso tento, a cada dia mais, "sacudir" melhor minhas palavras.

3- Qual assunto você mais gosta de escrever?
E: Bom, assunto preferido não tenho. Mas, na maioria das vezes, escrevo sobre os meus sentimentos, o que se passa comigo. Mas, claro, tem aqueles dias de inspiração vinda não-sei-de-onde, que escrevo contos trágicos, tristes e que, muitas vezes, não condiz com o meu estado de espírito. Digamos que eu sou um instrumento nas mãos das palavras. Elas me usam, me escolhem e eu simplesmente eternizo-as publicando em meu blog

4- Qual post você teve mais dificuldade para escrever?
E: Hummm... Dificuldade? Digamos que os temas que me seja proposto são mais difíceis de escrever, mas, mesmo assim, me desafio a tentar cumprir com a tarefa que me foi imposta. Adoro participar de concursos "bloguísticos".

5- Qual o seu post que você mais gosta?
E: Por incrível que pareça, gosto de todos. Porque em todos busco me derramar, traduzir o que sinto e penso naquele momento. Portanto, todos são motivos de prazer, satisfação e sensação de orgulho, aquele bom, quando se faz algo com maestria ou pelo menos se sabe que a intenção era essa.

6- Qual o post que ficou mais popular em seu blog?
E: A postagem que recebeu mais comentários foi uma chamada "Sobre flechas mortais e mágicas" -. As flechas, neste caso, são as palavras. Na postagem, discorro sobre a minha visão sobre o poder das palavras.

7- E o tipo de texto que prefere: dissertação, narração ou descrição, contos, crônicas, etc.?
E: Não é bem uma questão de preferência, é inspiração, criatividade do momento. Mas, geralmente, o que mais se encontra em meu blog são poemas, poesias, contos e outros devaneios que não sei nem adjetivar.

8- Autor de livros e obra admirável em sua opinião?
E: É realmente difícil e eu não posso citar apenas uma obra e um autor. Acho que cada autor ao escrever um livro derrama sua alma e sua criatividade nele, quer nos passar uma mensagem, nos ensinar uma lição. Cada livro que leio fica guardado na minha alma, os personagens, a história, tudo o que eu senti ao ler não sai de mim, fica lá, guardadinho, de quando em quando me visitam as lembranças e o aprendizado que tive com aquele livro. Portanto, escolher uma obra ou um autor seria menosprezá-los ou sobrepor um ao outro e, sinceramente, não quero isso.

9- A pior gafe no mundo dos blogs?
E: A pior gafe do mundo, não só dos blogs, é falar do que não se sabe, e, mais ainda, falar mal.

10- Pessoa o qual admira? Um ídolo assim dizendo. Por quê?
E: Humm... Admiro toda aquela pessoa forte, que é destemida, luta pelo o que quer não se deixa vencer pelo cansaço e por todo o ar desesperançado que a humanidade respira e quer que ela respire também. Admiro quem consiga ser corajoso confiante e feliz em meio a essa loucura e desafiadora, que é a vida. Admiro os seres humanos de bom coração, com sonhos inabaláveis e sonhos que englobem o mundo, o próximo, e não só a ele. E sonhadores (as), homens e mulheres admiráveis existem na história do mundo. Basta pesquisar, conhecer e se deixar contagiar pela fé e coragem dessas pessoas.

11- Porque é tão difícil para os jovens escrever sobre temas sérios?
E: Porque temas sérios são complexos, o que torna tudo mais difícil.

12- Você está sempre informada da situação atual do nosso país?
E: Confesso que não. Não assisto a telejornais com frequência, não leio jornais, mas não preciso muito disso pra perceber decadência em que se encontra o mundo. Basta olhar para os lados, para o que está a nossa volta. Pessoas corruptas e egoístas, natureza destruída pela falta de cuidado ou ambição do próprio homem, pessoas morrendo de fome, sem teto e comida, crianças fora da escola, pedindo esmolas e trabalhando, quando deveriam estar estudando e aproveitando a fase da infância e tantos outros fatores que me entristecem e me revoltam.

13- Cotas raciais, sociais ou a extinção do sistema de cotas?
E: Bom, sempre questionei sobre isso. Tenho a seguinte visão: os governantes criaram esse sistema de costas mais para "tapar" um buraco, uma lacuna, como se fosse um modo de se desculpar por todos os anos de preconceitos e discriminações que vários membros da sociedade sofrem. É aquela falsa sobreposição, sabe? E, sinceramente, não é assim que isso se resolve. Até porque brancos, negros e deficientes têm a mesma capacidade e chance de entrar em uma universidade, basta que se proponha a isso com corpo e alma. Ou seja, o sistema de costas, de uma forma ou de outra, diminuí os negros os deficientes, os intitulam menos capazes. O que nunca virá a ser assim. Porque, pelo o que eu sei o cérebro e a capacidade lógica, dos brancos/negros/deficientes físicos são as mesmas.

14- No seu ponto de vista qual o principal erro dos nossos governantes?
E: Admito que deva ser difícil governar, mas, quando nos propomos a isso, é de se esperar empenho e dedicação, de honestidade com as promessas que foram feitas. O que eu vejo é muitos governantes corruptos, enchendo os bolsos e fechando os olhos para a realidade cruel e dura da sociedade. Não dando a devida importância para os problemas que assolam a todos e muito menos buscando soluções para isso.

15- Que profissão você gostaria de seguir?
E: Pergunta difícil e, confesso, que sem uma resposta definida. As opções são: jornalista, professora de educação física, historiadora e tantas outras opções que me encantam. Mas está quase decidido que quero jornalismo, quase...

16- Existe uma música que mais te inspire a viver, a escrever?
E: Humm... Não tenho uma em especial. Cada momento meu pede um tipo de música. Quando estou triste, bem triste, gosto de músicas lentas e tristes, para ficar mais triste (eu sou estranha assim mesmo). Quando estou alegre, gosto de músicas que me deixem mais alegre ainda. E assim por diante....

17- Indique o melhor filme que você já viu. O filme que acompanha sua vida.
E: Uma coisa que eu não conheço direito é filmes. Não sei, não assisto muito a filmes. Confesso que já pensei em dedicar mais tempo a isso. Há filmes excelentes, mas só sei da excelência deles pela fama e pelo o que me contam. Porém filmes de superação me encantam e me enchem de esperança e força para viver mais destemidamente.

18- Uma frase
E: Agora você me "pegou". Difícil essa questão. São tantas. Trechos dos escritos da Clarice Lispector me encantam me emocionam e me revelam. Ah, não sei falar só de uma... Mas há uma que eu lembrei agora: "É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas" Antonie de Saint-Exupéry, Linda frase, não? E é bem verdade, pois não há como reconhecer e valorizar as coisas boas se não nos deparamos com o que é mau.

Rapidinhas:


Fé: Coisa indispensável à vida.
Razão: É necessário ter um pouco para não se deixar levar nas asas da loucura e cair precipício a baixo.
Amor: O que move os corações puros e as almas limpas.
Viver: Inevitavelmente a nossa tarefa. Portanto, a cumpramos com esmero e maestria.
Sonho: Ser mais plena e destemida para concretizar os outros sonhos.
Paz: Coisa leve e doce, o que as almas atormentadas e precisam.
Impunidade: Deveria ser banida de nossas vidas e dos dicionários. Da justiça eu não abro mão!
Violência: Coisa de pessoas pequenas e desencontradas. Coisa triste de se ver. Coisa de que não gostaria de ver.
Medo: De me perder entre os meus medos ou perder os que amo e necessito para ser feliz e forte.
Blog: Lugar que me sinto livre e solta para me derramar, falar do que arde ou acalenta meu peito. 

Entrevista realizada 16/09/2009, até a próxima edição, quem sabe você não é a próxima entrevistada!


8 comentários:

Ana Beatriz disse...

Oi!
É a primeira vez que visito o Cosmopolitan Ice, mas já gostei daqui. Os temas dos post's são muito bons, e eu achei a idéia de fazer entrevistas muito bacana. Gostei da opinião da dona do blog entrevistado, me identifiquei com ela por isso vou visitá-la.
Beijos!

Andreia Rainha disse...

Adorei esse blog. Amei a entrevista com a Érica, deu pra conhecer mais ela. Será que eu posso ser entrevistada um dia? tomara que sim....

Lina :) disse...

Ahh que bacana a entrevista com a Erica! Adorei conhecê-la melhor.
Beijos.

Vanessa disse...

Mais uma ótima entrevista! Adorei as respostas das perguntas 2 e 13!!!

(www.pollyok2.zip.net)

Érica Ferro disse...

Olha eu aí, geeeeeeeeente! :P

Fico feliz que vocês tenham gostado da entrevista. Eu também amei. ;)

Beijo.

Nati Pereira disse...

Por essas e por outras que eu adoro a Ericooona :D beijos

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Priscila Rôde disse...

ADOREI a entrevista com a Erica!
Muito, muito!

=)