29 de novembro de 2009

Entrevista - 6ª Edição

A entrevistada de hoje é Tailany do blog "Despindo Estórias" criado no dia 12/11/2007, récem completou dois anos no ar. Blog com crônicas que vão da crítica social à crônicas de sentimento, textos bem escritos e maduros. Textos que cria conceitos, que expressa uma opinião forte. O blog que já venceu em diversos projetos traz consigo um tom de liberdade. Textos que fluem e quando percebemos já lemos um, dois posts. Nele cabe além de textos, vida. Alternando momentos, dicas, livros, filmes, música. De maneira versátil, sem cobranças. Blog que ganhou um novo host e que mantém a essência. Vamos a entrevista:

1- De onde surgiu a idéia de criar um blog?
T: Desde os 13 anos adoro escrever, e o meu primeiro blog foi no weblogger, que nem existe mais). Era  bestinha, com poesias melosas e meio que um diário. Acho que um ano depois de abandonar esse, fiz o Despindo Estórias. Daí me empolguei. Queria externar no blog não só minhas ideias, como muitas emoções. E faço isso até hoje...

2- Como foi à escolha do nome?
T: Juro como eu não sei o porquê, sabe. Só sei que pensei num nome que fosse legal, criativo e diferente, demorou alguns dias mas no fim consegui pensar nesse!

3- Qual assunto você mais gosta de escrever?
T: Confesso que de temas polêmicos, principalmente de religião. Não tenho medo de me impor, sabe?

4- Qual o seu post que você mais gosta?
T: Atualmente é um que se intitula "Mudanças", no qual coloco um trecho de Alice no País das Maravilhas (meu livro favorito!) e discorro sobre o assunto.

5- Qual a pior gafe no mundo dos blogs?
T: O que me irrita profundamente é gente com comentários-padrão, tipo: “oi tudo bem passa no meu blog comenta e segue!” Isso me irrita, e geralmente eu ignoro e não passo no blog coisa nenhuma! Porque acho que blogar é coisa séria. Lê e está com preguiça de comentar o que escrevi? Melhor não comentar, até porque meu blog não é local de publicidade não. E sempre que eu gosto de um blog, visito. Não tem erro. Mas é muito chato abrir a moderação de comentários feliz e ver que é só uma propagandinha...

6- O que é mais importante para um blogueiro, à quantidade de comentários ou a qualidade?
T: Com certeza a qualidade. Claro que é bom ver seu blog bem comentado, mas se não tiverem qualidade, de nada adianta. Mas geralmente a galera que frequenta meu blog manda ver! São muitos comentários que me ajudam, me fazem ver as coisas por outro lado e muitos que eu discordo. Mas é riquíssimo saber que existem múltiplas opiniões sobre o mesmo assunto!

7- E o tipo de texto que prefere: dissertação, narração ou descrição, contos, crônicas, etc.?
T: Crônicas! Escrevo de tudo um pouco, mas é nelas onde eu me sinto "em casa". Acho um tipo de texto bastante livre, e gosto quando a criatividade não tem nenhum limite.

8- Autor de livros e obra admirável em sua opinião?
T: O primeiríssimo é Lewis Carroll, porque como já disse, Alice no País das Maravilhas é o livro da minha vida! Ele conseguiu compilar muito sobre filosofia e psicologia num livro que muitos podem achar de loucura, fantasia, mas onde eu vejo muita riqueza! Também gosto muito de Machado de Assis e Clarice Lispector, até porque Dom Casmurro e A Hora da Estrela também marcaram a minha vida.

9- Porque é tão difícil para os jovens escrever sobre temas sérios?
T: Para mim nunca foi porque sempre tentei escrever, mesmo nem sempre achando muito bom. Mas acho que os jovens em geral tem certa preguiça em relação a isso. Mas acho que são muito capazes, sim. Vejo isso em debates lá no cursinho, quando às vezes tem alunos de 3º ano nas aulas de revisão. Têm muito jovem com conteúdo, inclusive aqueles que querem passar a imagem de bagunceiros. Quanto aos que não tem facilidade de verdade, só resta treinar! Acredito que ninguém é incapaz de algo, é só querer, arregaçar as mangas e aprender.

10- O que te irrita profundamente, no geral?
T: Eu sou tão irritada, sabe? Rsrs... Irritam-me indiretas, gente que toca demais sem conhecer (tipo ônibus, metrô, que as pessoas juram que você nasceu pra ser encosto de cadeira), fanáticos religiosos falando mal de quem não é da sua religião e se achando o santo que vai pro céu... Enfim, essas são as principais!

11- Cotas raciais, sociais ou a extinção do sistema de cotas?
T: Extinção do sistema de cotas! Na própria Constituição, diz que todas as pessoas são iguais perante a lei, mas cadê isso valer na prática?

12- Você está sempre informada da situação atual do nosso país?
T: Confesso que não sou totalmente antenada, mas procuro ler sempre jornais on-line ou impressos. Jornais na TV raramente vejo, acho chato e superficial, com raríssimas exceções.

13- No seu ponto de vista qual o principal erro dos nossos governantes?
T: Até os que se dizem mais honestos se corrompem no final. E como acabar com a corrupção se a mesma ganha cada vez mais adeptos?

14- E qual o principal erro que nós brasileiros cometemos?
T: Ter mania de dizer que no Brasil isso não presta, lá fora sim.  Sei que fora do país podemos ter uma qualidade de vida melhor e tal. Mas lá tem xenofobia, as pessoas são mais frias nas relações, sem contar que têm uma visão totalmente deturpada de nós e do nosso país. Muitos estrangeiros alienados mesmo, e nós criticando nossos conterrâneos de uma maneira que eu tenho certeza que eles não devem fazer. Vamos nos valorizar, gente! Podemos até gostar do que vem de fora, mas o que é nacional por vezes também é muito bom, por que não valorizar?

15- Que profissão pretende seguir no futuro?
T: Eu quero ser jornalista e já faz certo tempo que sei disso, mas esse ano decidi mudar o curso para Letras. Por gostar de Português, por ser menos concorrido, por ser um caminho que vai me abrir caminhos. Não desisti de jornalismo, de jeito nenhum. Mas farei a faculdade depois de Letras!

16- Qual a característica você considera fundamental em uma pessoa?
T: A capacidade de amar. Acredito sim, que o amor vence qualquer barreira.

17- Pessoa o qual admira? Um ídolo assim dizendo. Por quê?
T: Ed Westwick, o Chuck Bass de Gossip Girl. Porque é lindo, sexy, canta bem (é vocalista da banda The Filthy Youth) e faz o melhor personagem da minha série predileta!

18- Qual seu passatempo preferido na internet? Indique um site que você gosta.
T: Ler blogs, baixar músicas e seriados. O site que eu leio todos os dias é o “Garotas Estúpidas” (www.garotasestupidas.com), escrito pela Camila Coutinho. Ela é daqui mesmo, de Recife, e esse blog trata de moda, beleza, música... Muito bom, super indico!

19- Existe uma música que mais te inspire a viver?
T: Músicas de Los Hermanos, no geral. Tem música para tristeza, amor, felicidade, amo!

20- Indique o melhor filme que você já viu. O filme que acompanha sua vida.
T: Closer. Passa muitas mensagens legais, é cheio de dramas, ótimos atores e uma trilha sonora perfeita! Com certeza o filme mais lindo que já assisti!

21- Uma pergunta que gostaria de responder?
T: O que é o amor, pra você? (O amor é vida, a vida é amor...)

22- Uma frase?
T: "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena" (Fernando Pessoa)

Rapidinhas:

Fé - alicerce
Razão - necessidade
Amor - se dar ao outro sem egoísmo
Viver - dádiva
Sonho -  felicidade instantânea
Paz - alívio em meio a trevas
Mudança - nos faz crescer, aprender!
Impunidade - uma vergonha
Violência - algo que nos alarma onde não está bem
Preconceito - todos temos, bons ou ruins, mas há como amenizá-los
Medo - Pode ajudar, quando nos barra em algo que não achamos legal; ou ruim, quando deixamos de fazer o que era pra ser feito.
Futuro – Construído pelas ações do presente.
Hobby - Ler, escrever, ouvir música... (...)
Blog - Um lugar onde me sinto totalmente à vontade. faço amigos e aprendo muuuuito!

Entrevista realizada no dia 25/11/2009. Até a próxima entrevista.

5 comentários:

Thaíse L. disse...

Muito boa a entrevista, não conhecia o blog dela, mais já visitei e adoreei!
Bjus

Karla disse...

O blog dela é assim mesmo como foi descrito e a Tailany é super gente fina! Gostei da fidedignidade da entrevista ^^

Erica Ferro disse...

Caciiiiilda!
Adorei a entrevista.
Concordo muito com as respostas da Tatah.
Gostei mesmo!

Um beijo pr'ocês.

Polly disse...

Eu adoro o blog da Tailany . É uma das blogueiras mais legais e mais sensíveis que já vi por aí! Muito boa a entrevista!

Gêsa disse...

Yasmin, não sabia que você tinha esse blog. ADOREI.