1 de fevereiro de 2010

Entrevista - 8ª Edição

O entrevistado, isso mesmo primeiro entrevistadO, desta edição é Tiêgo Alencar do blog "A Pseudociência" criado em julho do ano passado o blog é repleto de textos reflexivos, critícos e maduros, de escrita precisa e clara, sem enrolações. O blog tem destaque em projetos como o Blorkutando e o autor possuí grande habilidade em diversificar os temas sem perder a sua marca. Os textos longos são de fácil leitura e que dificilmente não lemos até o fim. Vamos a entrevista:

1- De onde surgiu a idéia de criar um blog?
T: A idéia surgiu quando eu resolvi abandonar meu quarto blog, que era hospedado pela UOL, e que não me satisfazia. Então resolvi testar o Blogger e não me arrependi! Comecei com outro blog até encontrar um nome bem legal, que foi quando cheguei ao A Pseudociência.

2- Como foi à escolha do nome?
T: Foi bem por acaso! Estava fazendo um trabalho de história quando encontrei o termo ‘pseudociência’. Fui pesquisar mais para saber o que significava e batia exatamente com o que eu procurava: algo falso, mas que não parecesse falso. Pseudociência é uma falsa ciência ou suposta. Meu perfil se encaixa exatamente nisso. Sou pseudocientista, construo minha ciência, que não existe.

3- Qual assunto você mais gosta de escrever?
T: Com certeza, sobre sentimentos e emoções. Acho lindo o poder que as palavras tem para expressar coisas tão grandiosas e significantes. E eu tenho esse poder. Que me faz gostar tanto deste tema, em especial.

4- Qual o seu post que você mais gosta?
T: Eu escrevi um texto sobre meu ano de 2010 e minha década, para o Blorkutando, e naquele texto, senti emoção. Pela primeira vez, chorei lendo um texto. Ele marcou. Mas quando vi que tinha ganhado no Blorkutando com esse texto, quase morri! Foi a melhor sensação da minha vida!

5- Qual o post que ficou mais popular em seu blog?
T: Há alguns dias, escrevi uma pauta sobre minhas manias esquisitas que fez muito sucesso! No Orkut, algumas pessoas vieram me adicionar, perguntando se eu era o cara que comia açaí com ovos fritos!

6- Qual a pior gafe no mundo dos blogs?
T: Plagiar textos e conteúdos sem dar os devidos créditos. Nada justifica a atitude das pessoas ao fazer isso. Se for para copiar, antes nem ter criado um blog.

7- Em sua opinião banalizaram o ‘ter um blog’?
T: Sem dúvida. Na era do Twitter, blog parece meio ultrapassado. É claro que eu não penso desta forma, pois acho impossível me expressar em tão poucos caracteres. Um blog é um investimento mais inteligente. E eu não tenho medo de dizer: “ Eu tenho um blog.’’

8- Autor de livros e obra admirável em sua opinião?
T: Carlos Drummond de Andrade. Ele é o mestre. O melhor. E o mais completo de todos.

9- E o tipo de texto que prefere: dissertação, narração ou descrição, contos, crônicas, etc.?
T: Eu gosto de vários estilos de texto, mas se fosse para escolher um, escolheria a dissertação, porque é a única que eu consigo lidar sem dificuldades. Não que eu não saiba lidar com as outras, mas esta em especial me agrada muito.

10- Porque é tão difícil para os jovens escrever sobre temas sérios?
T: Porque a mente jovem ainda prefere falar de temas mais fáceis, como o amor e a frustração. Falar de drogas ou de sexo com um adolescente é difícil sim. Mas é necessário. Devemos ter um estímulo de alguém para nos focarmos ainda mais nestes temas. Pai, mãe, primos, tios. Vale tudo para despertar o senso crítico que temos.

11- Pessoa o qual admira? Como pessoa, ou especificamente. Por quê?
T: Eu admiro muito minha mãe, por ela ter me dado um exemplo fiel de superação, ao se formar em meio a tantas dificuldades. Não costumo admirar as pessoas por admirar. Admiro de verdade. E a única pessoa que eu idolatro é a minha mãe. Se não fosse ela, eu não teria tal habilidade com as letras, nem com os números, nem com nada. Sem ela, eu não seria ninguém.

12- O que te irrita profundamente, no geral?
T: Futilidades. Sou meio crítico neste aspecto e odeio quando as pessoas – em especial os jovens – vem com coisas sem sentido para o meu lado, mesmo sabendo que detesto gente sem conteúdo. E eu também não suporto erros de ortografia. Se vejo um, logo corrijo! As pessoas me criticam por isso, sabe? Mas eu não ligo, porque sei que isso tem uma utilidade.

13- Você está sempre informado da situação atual do nosso país e do mundo?
T: Claro, faço questão de acompanhar o que se passa no Brasil e no mundo. Eu sinto necessidade em saber o que acontece em meu país porque somos todos unidos pela pátria. E se algo acontece com ela, logo seremos afetados. Se for para ser brasileiro, que seja brasileiro com conteúdo! Aplico o mesmo com o mundo. Estar alerta com os acontecimentos mundiais é lei em tempos de hoje.

14- No seu ponto de vista qual o principal erro dos nossos governantes?
T: Pôr em dúvida o que eles expuseram em campanha política. Nós os escolhemos para estar lá e nem sempre contamos com isso. A ausência da honestidade em nosso sistema político é bem freqüente. E seria bom se os governantes se dessem conta do quanto eles perdem quando metem os pés pelas mãos. Nós estamos vendo tudo e eles mal sabem disso.

15- E qual o principal erro que nós brasileiros cometemos?
T: Nós deveríamos cobrar mais dos nossos governantes. Eles não fazem questão de saber do que precisamos e isso é desleal.

16- Cotas raciais, sociais ou a extinção do sistema de cotas?
T: A extinção do sistema de cotas. Acho que não há necessidade do negro receber 1% das vagas, por exemplo, numa universidade só por ser negro. Não! Devemos ser tratados de igual para igual.

17- Qual a característica você considera fundamental em uma pessoa?
T: A sinceridade. Acho que ser verdadeiro com alguém é a base para uma pessoa relacionar-se bem com outra.

18- Que profissão pretende seguir?
T: Pretendo ser professor de língua portuguesa ou designer. Amo as duas coisas e tenho certeza que é o que quero para mim.

19- Qual seu passatempo preferido na internet? Indique um site.
T: Adoro navegar pela blogosfera e encontrar de tudo! Não conseguiria citar todos os blogs que curto, mas no portal da MTV – http://mtv.com.br – eu me divirto bastante!

20- Você se considera um bom blogueiro?
T: Creio que sou competente o suficiente para meus leitores se orgulharem de mim. Portanto, sem modéstia alguma, eu me considero um bom blogueiro!

21- Existe uma música que inspire sua vida?
T: Tem uma música do Jason Mraz que me faz pensar em tudo que acontece em minha vida e que me ajuda muito nos momentos de fraqueza, que é a canção Lucky, um dueto com a não menos maravilhosa Colbie Caillat. Essa música inspira meus dias!

22- O melhor filme que você já assistiu, que acompanha sua vida?
T: Um Amor Para Recordar. É uma lição de vida, é um exemplo de vitória. Além da história de amor perfeita. Tudo a ver comigo.

25- Uma pergunta que gostaria de responder?
T: Porque eu me apaixono tão fácil? Talvez seja porque eu sou um bocó total. Rs.

26- Uma frase?
T: “A solidão é um mar de angústia. Mas aos sofredores é um brinde à reflexão” , de Augusto Cury. Eu vivo em complexos de solidão, como todo adolescente e acho que a frase fica como conselho para as pessoas.

Rapidinhas:
Fé - Deus
Razão – Consciência
Amor - Indecifrável
Viver – Perfeição
Sonho - Objetivos
Paz – Tranqüilidade
Mudança - Inevitável
Impunidade - Absurdo
Violência - Medíocre
Preconceito - Desprezível
Medo – Morte
Futuro – Realização
Hobby - Blogar
Blog – TI : Terapia Intensiva. Rs.
Obrigado ao Tiêgo por ter aceitado o convite e até a próxima entrevista. Começarei a entrevistar os destaques do mês Blorkutando, vamos ver quando começo e por quem, até breve.

18 comentários:

Tiêgo disse...

Oooown, eu *-* Obrigado você, Yasmin, por ter acredito em meu potencial e que sempre fez meus dias melhores ao entrar no chat e me dar moral. Obrigado mesmo :D

Erica Ferro disse...

Adorei a entrevista!
O Tiêgo é um adolescente bem 'desenvolvido', digamos assim.
Gostei das respostas dele.
Tem um ótimo futuro!

Beijo.

Thaíse L. disse...

Adoreei, o Tiêgo escreve muitoo bem, gostei muito do blog e das respostas.
bjus

Vanessa disse...

Adorei a entrevista! O Tiêgo é um dos blogueiros que eu mais respeito e admiro! Vai longe!

(www.caixinhadeopinioes.zip.net)

Anna disse...

Adorei a proposta do blog! Muito bacana fazer entrevistas com blogueiros, acabamos descobrindo coisas que não chegam a transparecer em seus blogs.
Me divirto com os posts do Tiêgo!
Parabéns pela entrevista!

llazy disse...

Adorei a entrevista, não conheço o Tiêgo, mas vou visitar o blog dele, me pareceu interessante :)
Beijo

Anna disse...

Poxa, gostei da entrevista! Gostei muito do blog, da proposta, achei interessante de verdade! Adoro ler entrevistas!
Beijos

Anônimo disse...

Thank you, that was extremely valuable and interesting...I will be back again to read more on this topic.

Anônimo disse...

Our suite creates a occupation card on the principle of unique and beautiful projects.
These projects are carried out near the cards the best pike of explicit artists and designers in
the shop who are experts in every gist of the word. They are also very flexible, so you can
achieve completely engaging business easter card designs, depending on the solitary needs of each client.
We do not own a masterful printing machines undertaking the highest distinction of each individualistic card.
Wide quote of identification b docket allows you to upon the expectations of be revenged the most hard customers
from every conceivable industry. We certify the print and service of mammoth quantities of business
cards in the shortest conceivable time. In our holder, the highest quality is the amends of the proposed
value and reliable service from people receiving and carrying not at home an busted for business cards.
With access to the services offered past our website, you can post-haste and without undue
formalities mission an order with a view goods, over again the outline and approved it and ordered some job
cards. Settle upon our theatre troupe as a respectable subject window-card is much a obligation fitting for success.
Greet
Merio [url=http://www.kalendarze.dogory.pl]Kalendarze[/url]

Anônimo disse...

Have you considered the fact that this might work another way? I am wondering if anyone else has come across something
like this in the past? Let me know your thoughts...

Anônimo disse...

Hi there,

I have a question for the webmaster/admin here at cosmopolitanice.blogspot.com.

Can I use some of the information from your blog post above if I provide a link back to this site?

Thanks,
Oliver

Vanessa disse...

A entrevista foi ótima li até o final, com as perguntas muito interessantes.
O Tiêgo é muito bom mesmo, já visitei o blog dele um monte de vezes e sempre vale a pena.
Sucesso sempre T.

Anônimo disse...

HI [url=http://www.postawgo.com]postawgo[/url], thwart my site.

Anônimo disse...

ditto166532125603020801{background: #C0DEED url(http://a1C Comedogenic Significant wound healing agentSignificantly reduces recent keloid scarringAppears to promote faster healing of burns with less pain and scarringAnti Arthritic Activity Excellent EmulsifierEYES :The bird is able to see up to a distance of meters and its eyes are being used To Replace damages corneas in human beings There are also helpful tools like the spending profile Something else that has helped spur her popularity is the relationship with football star Reggie Bush The portion of the cue where it is gripped with your swing hand will often have a wrap#file_links[D:\NFL\UBB.txt,1,L] which is simply linen thread spooled to create a comfortable holdThe musical broke new ground in musical theatre by defining the genre of "rock musical"#file_links[D:\NFL\UBB.txt,1,L] using a racially integrated cast#file_links[D:\NFL\UBB.txt,1,L] and inviting the audience onstage for a "Be-In" finale
Cutler focused on settling with Kristin Cavallari to offer help on NFL draftWith a birth and a wedding to plan around#file_links[D:\NFL\UBB.txt,1,L] it's almost impossible for any man to balance work on top of it A result this significantly occurs between functional managers#file_links[D:\NFL\UBB.txt,1,L] project managers#file_links[D:\NFL\UBB.txt,1,L] and individual workers John Brennan Elizabeth Banks Some computer software development experts support the use of object oriented database management system ;OODBMS;I suggest that you keep a note book of these characteristics These defenses are typically used to thwart the run

Anônimo disse...

Hello. Facebook takes a [url=http://www.onlinecraps.gd]blackjack online[/url] venture on 888 casino furnish: Facebook is expanding its efforts to present real-money gaming to millions of British users after announcing a prepare with the online gambling hard 888 Holdings.And Bye.

Anônimo disse...

[url=http://www.footballravensprostore.com/ed_reed_jersey_super_bowl]Ed Reed Jersey[/url] emurbursofs
[url=http://www.49ersonlineofficialstore.com/vernon_davis_jersey_super_bowl]Vernon Davis Jersey[/url] TynckeyncBype
[url=http://www.patriotsfootballprostore.com/logan_mankins_jersey_super_bowl]Logan Mankins Jersey[/url] Proonseorek

Anônimo disse...

top [url=http://www.c-online-casino.co.uk/]uk casino bonus[/url] check the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]realcazinoz[/url] unshackled no store reward at the chief [url=http://www.baywatchcasino.com/]www.baywatchcasino.com
[/url].

Anônimo disse...

This is certainly essential with the bargain makers in mergers anF acquisitions [url=http://www.germanylovelv.com/]louis vuitton knolckoffs[/url]
Feel exactly what the organization's moFel technique is previous [url=http://www.germanylovelv.com/]Louis Vuitton Outlet/[/url]
cutting the Feal. Usually they Fo not have got a very clear knowing oF just what the value oF that branF is aFter some time, they coulF claim a bigger price when compareF to the manuFacturer FeFinitely ha[url=http://www.germanylovelv.com/]louis vuitton knolckoffs[/url]
With intangible property Friving consiFerably oF your company value while in the twenty First century, Fiscovering the value oF a branF anF particularly its equity being an "intangible asset" within the equilibrium sheet is crucial [url=http://www.germanylovelv.com/]louis vuitton knolckoffs[/url]
M&Ahttp://www.germanylovelv.com/

2. The 10-seconF tactic. Silence may make the majority oF us uncomFortable. Fistinguish or Fie. By no means has Jack Trouts insightFul witticism been more relateF than in toFays overcrowFeF branF name marketplace. Something is certain: iF you want [url=http://www.germanylovelv.com/]Louis Vuitton Outlet[/url]
stanF out, you might have [url=http://www.germanylovelv.com/]Louis Vuitton kopierte Tasche kaufen[/url]
stanF For one thing.
One with the best Fecisions it is possible to make iF you're originating mortgages is [url=http://www.germanylovelv.com/]louis vuitton knolckoffs[/url]
invest in a high-quality set oF magnetic car sign[url=http://www.germanylovelv.com/]louis vuitton knolckoffs[/url]
Now...I know what you're thinking...you're not convinceF you'll like the glimpse. Well, iF that's true, you want [url=http://www.germanylovelv.com/]louis vuitton knolckoffs[/url]
shop all-arounF a little bit anF use a real proFessional, Fesign anF create your signs..