11 de outubro de 2009

Entrevista - 4ª Edição

A entrevistada desta quarta edição é Elisa Mucida dona do blog "Chá e Biscoitos" fundado dia 03/04/2009, não é o primeiro blog dela, mas o que rendeu mais sucesso, um blog amadurecido, com narrativas, contos e crônicas, cheios de criatividade e bom gosto, uma coletanea que certamente faz sucesso por ser muito bem escrito, com atenção aos detalhes, blog premiado em projetos e escrito por uma guria de 12 anos, atenciosa e que escreve mais do que muito marmajo. Vamos à entrevista:


1- De onde surgiu a idéia de criar um blog.
E: É uma longa história, vou tentar resumir. Há um tempo, minha tia – que é só um pouco mais velha que eu – criou um blog. Eu gostei da idéia e criei um para mim também.  Eu só postava letras de música e se me lembro bem, algumas coisas do meu dia. Mas, acabei esquecendo que ele existia. No fim de 2008, passeando por uns sites na internet, achei um blog que me deixou de boca aberta. Gostei muito e na hora se tornou o meu ‘modelo’. Reativei meu blog, reformei, troquei o nome e comecei a publicar textos.

2- Como foi à escolha do nome?
E: Outra confusão. O meu primeiríssimo blog se chamava ‘Blog da Lisa’. Depois do tempo que ele andou esquecido, mudei de gostos e achei esse nome ridículo. Então, troquei para ‘Rabiscando Flores’ – o que em minha opinião, não deixou de ser ridículo e sem noção. Durante a minha transição de UOL para blogspot e vice-versa, ele se chamou Miss Teen, Simple Princess e Lady Embrasser. Todos esses nomes não tinham nenhum significado específico, eles só me vieram à mente. Quando me firmei no blogspot, escolhi um nome para ficar: ‘Açúcar com Canela’. De abril a setembro desse ano, o nome durou. Mas, de um dia para o outro, cansei. Fiquei com raiva porque os meus layouts não combinavam com o nome e resolvi mudar. Pensei, pensei, misturei idéias e surgiu o ‘Chá, Biscoitos e Garotas Fofoqueiras’. Pensei muito nas opções de layout e achei que esse nome me possibilitaria um lay mais legal e a ver com o nome do blog. Afinal, é bem melhor ter um template com as coisas do nome atual do que a imagem de uma banana com açúcar mascavo, né? 

3- Qual assunto você mais gosta de escrever?
E: Bem, não tenho um assunto específico. Acho que eu gosto bastante de escrever sobre sentimentos e acontecimentos cotidianos. Quase sempre, qualquer coisa que acontece no dia-a-dia eu uso para escrever algum texto. Ou, qualquer coisa que me permita soltar a imaginação.

4- Qual o seu post que você mais gosta?
E: Eu particularmente gosto de tudo que escrevo, pois sei que escrevo de coração mesmo. Mas, gosto de três em especial. O primeiro é o Desventuras em Série, com o qual ganhei em 2º lugar no PostIt. O segundo é o ‘Presentes da Vida’, com o qual ganhei em 2º lugar no Blorkutando. O terceiro é o For Who You Are, que é uma verdadeira declaração minha para Deus. Fora esses, tenho diversos que amo, inclusive dois que ainda não publiquei.

5- Qual o post que ficou mais popular em seu blog?
E: Os dois posts que tiveram mais comentários. O ‘Ela’, onde eu abordei o tema de garotas que jogam futebol, por exemplo, com um conto meio parecido com a vida da minha amiga. E, o ‘You’ll be the Prince’, que também foi muito polêmico, porque fala se nos dias de hoje ainda existem príncipes encantados ou homens perfeitos.

6- Qual a pior gafe no mundo dos blogs?
E: Como a Vanessa da 3ª edição disse concerteza o plágio que, além de gafe é crime. E, acho que uma das piores gafes em textos são os erros ortográficos e a coerência. Não suporto quando começo a ler um texto e não entendo nada. Fecho na hora e não volto mais no blog.

7- Qual o pior assunto para se ler em blogs?
E: Assuntos extremamente pessoais. Afinal, ninguém quer saber o que você fez o dia inteiro ou se você preferiu ir ao restaurante ou comer em casa. Fala sério, né?

8- Como você lida com a quantidade de plágios que vem sofrendo os seus textos?
E: Bem, antes de qualquer coisa, sou barraqueira. Quando descubro algo do gênero, divulgo muito e falo com a pessoa educadamente para tirar do ar ou colocar os créditos. Se isso não funcionar, mando recados ‘desaforados’, divulgo mais ainda e pressiono a pessoa até ela tirar do ar. Sinceramente, acho o plágio um desrespeito com quem tem o trabalho de escrever um texto e uma falta de criatividade extrema.

9- Autor de livros e obra admirável em sua opinião?
E: Willian P. Young, autor de A Cabana, a sensação do momento. Acho que o escolhi porque estou lendo o livro atualmente, quase acabando. E, desde a primeira linha do prefácio eu me encantei. Principalmente na parte que Mack, o protagonista, se encontra com Deus. As palavras são muito sábias e mesmo ele não me conhecendo, às vezes se encaixa perfeitamente na minha vida.

10- Você sente o preconceito das pessoas por ter apenas 12 anos?
E: Olha, acho que a maioria dos meus leitores não sabe que tenho 12 anos. E os que sabem ficam admirados. Nunca senti um preconceito de verdade, explícito de certa pessoa em relação à minha idade. Se existe, a pessoa finge muito bem e, se já existiu a pessoa leu um dos meus textos e viu que a minha idade não influência neles. Particularmente acho que tenho uma mente mais ‘avançada’ do que de uma pessoa de 12 anos na hora de escrever e isso impressiona as pessoas.

11- Pessoa o qual admira? Como pessoa, ou especificamente. Por quê?
E: Eu nunca escolhi uma pessoa em especial para seguir como ‘modelo’. Mas eu admiro três pessoas muito especiais na minha vida: minha mãe, minha avó e minha tia. Porque cada uma delas tem uma forma de amar, uma história de vida, um jeito único de agir em cada situação que me deixa encantada.

12- O que te irrita profundamente, no geral?
E: Falsidade, mentiras. Para mim, isso é a pior coisa que existe. Sentir-se enganada, passada para trás, feita de idiota é uma sensação horrível, deprimente.

13- Você está sempre informada da situação atual do nosso país?
E: Acho que sempre não, mas na maior parte do tempo. Não sou uma pessoa que assiste diariamente noticiário na TV e raramente leio um jornal. Informo-me mais no computador e quando um assunto polêmico me chama a atenção, fico em frente à TV até a matéria passar e saber tudo sobre o assunto.

14- E qual o principal erro que nos brasileiros cometemos?
E: Os brasileiros são muito desinformados e não protestam. Acho que na hora de votar, são raros os brasileiros que procuram saber o passado dos candidatos e são poucos que sabem o que está acontecendo na política para protestarem seriamente pelos seus direitos.

15- Qual a característica você considera fundamental em uma pessoa?
E: A sinceridade. Afinal, não é bom saber quando um pedaço de alface está entre os seus dentes ou quando o seu vestido roxo não ficou legal com seu sapato vermelho?

16- No seu ponto de vista qual o principal erro dos nossos governantes?
E: A falta de investimentos e punições. Acho que eles deviam investir mais na saúde, na educação, na segurança. E, com punições mais severas, extinguir de vez o preconceito racial e social. Só assim o país vai crescer e ser considerado um país desenvolvido. Outro erro é a corrupção. Talvez alguns nem entrem na política para desviar dinheiro, por exemplo, mas acabam se deixando levar e indo na ‘onda’ dos companheiros.

17- Que profissão pretende seguir no futuro?
E: Tenho duas opções até agora: ser uma advogada, ainda não sei em qual ramo, pois, sou encantada com a profissão ou, começar a carreira de web design apesar de achar que já comecei, pensando bem. Muitas pessoas me disseram para eu me tornar uma escritora ou jornalista. Ainda estou pensando na possibilidade.

18- Existe uma música que mais te inspire a viver?
E: Uma música específica não. Tenho duas bandas, Hilsong e Superchick, que sempre que escuto as músicas, tenho vontade de viver, escrever, pular, dançar. Enfim, me animam e muito.

19- Você se considera uma boa blogueira? Como classifica os outros blogs?

E: Acho que eu cumpro todos os quesitos de uma boa blogueira. Tento sempre manter contato com meus leitores, não deixá-los esperando e trato-os com respeito e carinho. Em minha opinião, blogueira arrogante não está com nada. Ah, acho que não sou ninguém para julgar os outros blogs, até porque, existem muitos. E, a maioria que conheço e sigo, são excelentes, tem blogueiros ótimos, atenciosos e educados.

20- Indique o melhor filme que você já viu. O filme que acompanha sua vida.
E: Caramba, você me pegou agora. Não vejo muitos filmes, acho que não tenho muito tempo para isso. Então, não tenho um filme que acompanha minha vida e nem um melhor porque não me lembro o nome de nenhum no momento.

21- Uma pergunta que gostaria de responder?
E: Você dá mais importância ao número ou à qualidade dos comentários do seu blog?’ Acho que números me estimulam a escrever, mas eu prefiro qualidade à quantidade. Não gosto quando uma pessoa vem no meu blog e já clica no comentar sem antes ler um texto para discutir sobre ele. Não gosto também quando a pessoa cola um comentário ou divulga apenas o seu blog para ter mais comentários. Acho que isso foge da idéia central do blog, que é mostrar o que você escreve, falar do que você está sentindo para as outras pessoas.

22- Uma frase?
E: Quando estava fazendo um trabalho sobre Fernando Sabino, conheci uma frase dele que me deixou encantada, e é assim: ‘No fim, tudo dá certo. Se não deu certo ainda, é porque ainda não chegou ao fim’. Decorei e levo-a comigo para onde eu vou.

Rapidinhas:
Fé – tenho e muita.
Razão – indispensável em cada momento da vida.
Amor – pode mudar o mundo, eu acredito.
Viver – um presentão de Deus, obrigada.
Sonho – no momento, ir à Paris.
Paz – está em falta no mundo inteiro.
Mudança – amo de paixão.
Impunidade – não suporto qualquer tipo de impunidade.
Violência – precisa acabar o mais rápido possível.
Preconceito – um ato ridículo.
Medo – de fracassar na vida e perder as pessoas que eu mais amo.
Futuro – espero com muita ansiedade.
Blog – meu espaço onde eu posso me expressar, minha paixão.

Entrevista realizada dia 05/10/2009.

14 comentários:

Jade Amorim disse...

Ah, Eliiiisa é mara mesmo! Eu a admiro muito por ser tão madura e tão novinha! Adoooro ela! ;D

Lina :) disse...

Muito bacana a entrevista com a Elisa. Adorei poder conhecê-la melhor.
Beijos.

Érica Ferro disse...

Ah, demais!
Adoro a Elisa, cara! ♥
Nossa, ela é super madura. Realmente é uma surpresa (boa) quando sabemos que ela tem 12 anos.
É o que eu digo: maturidade não tem muito a ver com idade, e sim com a disponibilidade de querer entender as complexidades e as particularidades da vida e, claro, com as experiências vividas.
Adoooorei a entrevista. Foi massa poder conhecer mais da Elisa, que é uma diiiiiiva ♥!

Beijo.

Anônimo disse...

Só tem entrevistas com Divaas aqui!
*--*
A Elisa é demais,cara!
Eu já sabia que ela tinha 12 anos,mas não parece mesmo!
Ela é muito madura,atenciosa,e eu amo demais as coisas que ela escreve!
Elisa é DIVA!²

Beijos
:**

Nati Pereira disse...

Tão novinha e ao mesmo tempo tão madura e antenada. beijos

Náh disse...

Olá! td bem!
É a primeira vez que passo por aqui, achei muito criativa a ideia do blog!
Parabéns!
Vou seguí-lo ok!?
Até mais!
;)

Anônimo disse...

Olá!
Devido aos cometário seu lá no blog Yasmim, a minha entrevista será (ou seria) uma qualquer... UMA.. não eu to tentando copiar idéia de ninquem..
Vários blogs postam uma entrevista. E como eu não sabia quem entrevistar, apenas coloqueque seria um sorteio. Conheci este blog ontem, e achei ele mara!
Desculpe-me qualquer coisa ai!
Beijos

Sofia disse...

Nem sabia que existia esse espaço, mas amei! Elisa: de novinha ela só tem comprovado pela certidão de nascimento, porque na mente dela, eu dava uns 15 anos de vida!
Me tornei mais fã dela!
:*

Jerri Dias disse...

Entrevista excelente. A melhor que já vi em blogs desta faixa etária.
E ela tem apenas 12 anos!
Essa menina vai ser um prodígio se ela investir no seu talento!

Abrçao e sucesso!

Borralheira disse...

Muito madura pra idade dela, bem legal!
Espero q meu blog fique bom assim, pra ser entrevistada rs rs
Bjos

Anônimo disse...

adorei, a elisa é muito fofa e escreve muito :)

Unknown disse...

Nossa eu passei pelo blog dela e nem imaginei que ela tinha apenas 12 anos. É de ficar admirada mesmo! Parabens a ela e a vocês. Adorei aqui também. Bejos

Chris disse...

Amei esse lugar. Ideia original de entrevista com blogueiros.

Fernanda Zanol. disse...

que legal isso! Adorei a entrevista.

ah! e obrigada pelo comentário, também vou vir aqui mais vezes.

bjs ;*