1 de outubro de 2009

Entrevista - 3ª Edição

A entrevistada desta edição é a Vanessa Bittencourt dona do blog  "Polly" que está no ar desde o dia 05/02/2006, isto mesmo, muito tempo não? O blog é repleto de textos pensativos, ideias e opiniões de uma pessoa pé no chão mas que acredita em sonhos e conquistas. Pautados de bom senso, e criatividade o blog já foi premiado diversas vezes. Quase quatro anos de blog com folêgo e a perpectiva de uma blogueira madura. Ela escreve para o Tudo de Blog da Capricho desde 2007 e cursa história. Vamos a entrevista:

1- De onde surgiu a idéia de criar um blog.
V: Eu sempre gostei de escrever e queria um lugar especial para registrar minhas ideias, discutir assuntos interessantes e, claro, para ouvir opiniões diferentes das minhas através dos comentários. Já estou no 3º blog e não consigo me imaginar fora da blogosfera.

2- Como foi à escolha do nome?
V: Obviamente, o nome do meu blog não é lá muito atraente ou bonito. Tive problemas na hora de batizá-lo! Precisava ser “Polly alguma coisa”, pois na época eu ouvia muito Nirvana, em especial a música “Polly”. O “ok” foi só pra completar (de uma forma esquisita, admito) e o “2” foi só para mostrar que o blog pretendia ser a continuação de um anterior. Enfim, prometo ser mais criativa da próxima vez!

3- Qual assunto você mais gosta de escrever?
V: Gosto muito de escrever sobre amizades e sonhos.

4- Qual o seu post que você mais gosta?
V: Gosto muito de um post em que banquei a defensora dos sonhadores. Não suporto ver alguém debochando do sonho de outra pessoa. Sonho não é perda de tempo: é apenas o primeiro passo para se realizar alguma coisa.

5- Qual o post que ficou mais popular em seu blog?
V: Geralmente, meus posts mais populares são os que falo de música (o que rendeu mais comentários foi um sobre o cd Minutes to Midnight do Linkin Park) e os que escrevo para o Tudo de Blog da Capricho.

6- Autor de livros e obra admirável em sua opinião?
V: Eu adoro Machado de Assis (Memórias Póstumas de Brás Cubas mexeu comigo) e Agatha Christie.

7- Qual a pior gafe no mundo dos blogs?
V: Não dar os créditos após pegar um texto ou imagem de alguém, implorar por comentários e brigar com outros blogueiros são algumas das coisas mais chatas que encontramos na blogosfera.

8- Qual o pior assunto para se ler em blogs?
V: Posts muito íntimos me constrangem um pouco. Vulgaridade não, por favor!

9- Em sua opinião banalizaram o ‘ter um blog’?
V: Sinceramente, acho que não. Acredito que, assim como no mundo real, a blogosfera precisa ser um lugar livre e com espaço para todo mundo: para os que querem dividir idéias (boas ou bobas), sentimentos, desabafos, piadas, seu cotidiano, encontrar a fama, fazer maldades... Está certo que vez ou outra encontramos por aí blogueiros que adoraríamos chamar de inúteis, vazios, chatos, inconvenientes... Mas acho que muitas vezes é uma questão de amadurecimento como blogueiro. Lembro bem do caminho que percorri até poder me considerar uma blogueira decente hehe

10- Pessoa o qual admira? Como pessoa, ou especificamente. Por quê?
V: Na verdade, para mim sempre foi difícil escolher uma só pessoa como referencial. Mas, no geral, admiro todas as pessoas que valorizam a gratidão e que são dotadas da capacidade de dar a volta por cima quantas vezes for preciso.

11- Porque é tão difícil para os jovens escrever sobre temas sérios?
V: Para se escrever sobre temas sérios (política, economia, globalização, futuro do planeta, de onde viemos e para onde vamos) com segurança é preciso ter uma boa bagagem de informação e exercitar bastante seu lado crítico. E quando se é muito jovem, explodindo de energia, curtindo mil amores e aventuras, pode não parecer muito atraente encarar o mundo com um pouco de seriedade. Ainda bem que nem todos os jovens são assim...

12- O que te irrita profundamente, no geral?
V: Ih, posso fazer uma lista? O que me irrita profundamente é desonestidade, covardia, egoísmo, ingratidão e falsidade.

13- Você está sempre informada da situação atual do nosso país?
V: Eu acho que estou bem informada sim, pois admito que sou viciada em sites de notícias e canais de jornalismo. Eu me sinto estranha se passo o dia inteiro na faculdade, sem acesso às notícias do dia.

14- Cotas raciais, sociais ou a extinção do sistema de cotas?
V: Mesmo sendo negra, sou contra o sistema de cotas. Vejo as cotas como um remendo tardio na educação, disfarçado de caridade e justiça social. Justo mesmo seria oferecer educação de qualidade desde cedo para que todos, independentemente da raça ou classe social, possam competir no mesmo nível por vagas nas universidades. Tenho medo de que as cotas façam os governantes se acomodarem em relação à educação.

15- No seu ponto de vista qual o principal erro dos nossos governantes?
V: Acho que o principal erro de um governante é esquecer quem o colocou na posição que está, colocando seus próprios interesses acima dos interesses de quem o elegeu, de quem confiou nele, de quem certamente não esperava abrir o jornal e encontrar a foto do seu governante em mais um escândalo de corrupção.

16- Qual a parte da História que atraí sua atenção? Eu sei que deve ter várias, mas aquela que você gostaria de estudar de maneira especial?
V: Como estudante de História, estou no exato momento da faculdade em que preciso escolher que período gostaria de me aprofundar. O problema é que estou em dúvida! Desde novinha me interesso bastante por História Medieval e por História Moderna. Sinceramente, não estou perto de tomar uma decisão com segurança. Torçam por mim, ta?

17- Existe uma música que mais te inspire a viver?
V: Gosto muito de “Be Yourself”, do Audioslave, que diz: “ser você mesmo é tudo o que pode fazer”.

18- Indique o melhor filme que você já viu. O filme que acompanha sua vida.
V: Os filmes que mais mexeram comigo foram: Orgulho e Preconceito, Brokeback Mountain, Mar de Fogo... Gosto de filmes que mostrem personagens fortes e que realmente me façam refletir no final.

19-  Uma pergunta que gostaria de responder?
V: Acho que uma pergunta legal seria “como você definiria um bom blogueiro?”. Na minha opinião, um bom blogueiro é aquele que se esforça para postar textos de qualidade, que respeita os outros blogueiros, que leva em consideração a opinião de seus leitores...

20- Uma frase?
V: Uma frase “estilo Orkut” que nunca sai da minha cabeça: "O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade" (Winston Churchill). Sou uma otimista de carteirinha!


Rapidinhas:
- - motor que não pode morrer.
-Razão - nossa melhor guia.
-Amor - não sou nada romântica e questiono muito esse sentimento!
-Viver - grata pela oportunidade!
-Sonho - meu maior sonho era entrar na faculdade em que estudo... Agora é sair dela com um diploma!
-Paz - vivo em busca de uma paz interior...
-Mudança - ADORO! Minha vida é mudar de ideia, de casa, de planos, etc.
-Impunidade - uma coisa que me deixa enojada!
-Violência - um fantasma que me deixa meio neurótica!
-Medo - tenho medo de perder as pessoas que são importantes para mim e de não chegar onde planejo!
-Futuro - aos poucos, fui perdendo o medo dele.
-Blog - ele me ajudou a amadurecer e só me dá alegrias!

Entrevista realizada no decorrer desta semana.

8 comentários:

GiovannaMoser disse...

adoorei o blog xD e a entrevista x)



"Não consigo me imaginar fora da blogosfera."

Érica Ferro disse...

Adoooooooorei!
Muito boa a entrevista, de verdade!
Me identifiquei com ela.

Beijo.

Ana Luísa disse...

Ah, mto boa entrevistaa
*_*

Priscila disse...

kkkkkkk
Nem me fale de nome de blog, pq o meu não é nada criativo
kkkkkkkkkk

Amei a entrevista!!!

Anônimo disse...

Não é a toa que eu adoro a Polly, ela é simplesmente demais! =D
Adorei o blog, não conhecia aqui! =D


Beeijos!

Polly disse...

Ah, que bom que gostaram!

(www.pollyok2.zip.net)

llazy disse...

Adoro o blog da Polly, ela escreve hiper bem e é sempre atenciosa com os leitores. :)
Adorei o blog e a entrevista!
Beijo :)

Natália B. disse...

Oii, tem selo pra você lá no Comuniquéia! :*